Tantrix - Resumo das Regras

Cada jogador escolhe uma cor, pelo que podem jogar de 2 a 4 jogadores. De seguida, cada um retira uma peça da bolsa, e começa o jogador que retirar a peça com maior número.

Cada jogador retira mais 5 peças, ficando com uma mão de seis peças, colocadas de forma visível para todos. O primeiro jogador joga uma peça, e o jogo prossegue na direcção dos ponteiros do relógio. Após cada peça jogada, é obrigatório retirar uma nova peça da bolsa para a substituir. Ao colocar uma peça (sempre junto a uma ou mais peças já jogadas) todas as cores devem coincidir nas arestas que se tocam.

Quando 3 peças rodeiam um espaço vazio, este chama-se "espaço forçado". Na sua vez, qualquer jogador que tenha uma peça que possa preencher esse espaço é obrigado a jogá-la, repetindo este processo até que não possa preencher mais espaços forçados. Nessa altura, deve fazer a sua jogada livre sem quebrar nenhuma das regras de restrição indicadas abaixo. Após a jogada livre, é novamente obrigatório preencher todos os espaços forçados que existirem.

As 3 regras de restrição são:

  1. Não se pode criar um espaço forçado em que a mesma cor apareça nas três faces que conduzem a ele.
  2. Não se pode criar um espaço vazio rodeado de 4 peças.
  3. Não se pode jogar ao longo de um lado tal que, ao preencher os espaços forçados, será criado um espaço vazio rodeado de 4 peças.

Após terminarem as peças na bolsa, estas regras de restrição já não se aplicam.

O objectivo de cada jogador é formar a linha mais longa da sua cor. Cada peça nessa linha conta um ponto, a menos que a linha seja fechada, caso em que cada peça conta dois pontos. Somente a linha mais longa de cada cor conta para a pontuação final. Vence o jogador que, após se jogarem todas as peças, tiver mais pontos.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License